XVII Congresso Brasileiro de Aterosclerose

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Identificação dos principais fatores de risco em população de alto risco cardiovascular e provável Hipercolesterolemia Familiar

Resumo

Introdução:

   A Hipercolesterolemia Familiar (HF) é uma doença autossômica codominante, caracterizada principalmente por defeito no gene do LDL-R, mas também do gene da ApoB ou do gene da PCSK9. Apresenta-se marcada por altos níveis de LDL-c. Sua detecção está relacionada a um maior risco de desenvolvimento de doença arterial coronária (DAC) prematura. É importante diagnosticar e tratar precocemente seus portadores, a fim de reduzir os riscos de doença cardiovascular (DCV) e melhorar a sobrevida desses indivíduos. Deve-se suspeitar da doença em adultos com LDL-c > 190 mg/dL ou em crianças e adolescentes com LDL-c > 160mg/dL.

Objetivo:

    Identificar os principais fatores de risco cardiovascular em população selecionada de alto risco e provável diagnóstico de HF.

Métodos: 

Analisou-se a presença dos principais fatores de risco cardiovascular em população selecionada através do Dutch Lipid Clinic Network Score (DLCNS). Os pacientes que tiveram eventos cardiovasculares (CV) foram selecionados e, dentre esses, calculou-se o percentual quantitativo dos fatores de risco. Dessa forma, foi possível identificar a influência de cada um desses fatores nos eventos cardiovasculares da população estudada.

Resultados : 

   A amostra constou de 51 pacientes, 35,29% com doença aterosclerótica manifesta, considerando infarto agudo do miocárdio, DAC e AVC. Sendo 88,9% da coorte composta por mulheres, com idade média de 61,6 anos.

                              

Como pode-se observar no gráfico, 77,8% apresentavam história familiar prematura de DAC, 44,5% fumavam, 27,7 % eram obesos e 16,7% estavam acima do peso. Ainda, 38,9% possuíam diabetes mellitus e 38,8% hipertensão arterial.

 

Conclusão: 

    Os principais fatores de risco encontrados em nossa população de HF foram: histórico familiar prematuro de DAC, tabagismo e diabetes . Hipertensão arterial  e obesidade eram menos presentes em nossa coorte. A identificação e o controle destes fatores de risco precocemente é relevante e pode contribuir na prevenção de futuros eventos CV.


 

Área

Pesquisa Clínica

Instituições

Faculdade de Ciências médicas da Santa Casa de São Paulo - Sao Paulo - Brasil

Autores

ANA BEATRIZ PEREIRA DE SOUZA, LARISSA BRAILOWSKY PELLEGRINO, Armando TAKAO SUEHIRO JUNIOR, LEONARDO OGAWARA KAWAMOTO LAHOZ GARCIA , RENATO JORGE ALVES