XVII Congresso Brasileiro de Aterosclerose

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Conhecimento da população geral sobre IAM: sintomas e busca por socorro

Resumo

INTRODUÇÃO: Sabe-se que as doenças cardiovasculares (DCV), em especial o infarto agudo do miocárdio (IAM), representam uma importante causa de morbimortalidade em todo o mundo. Segundo a OMS, em 2016 ocorreram 16,9 milhões de mortes por DCVs, sendo estas as responsáveis por 31% das mortes. Assim, torna-se muito importante a conscientização da população acerca dos sinais e sintomas de um IAM, promovendo sua identificação precoce, assim como a rápida busca por ajuda, fundamentais para o prognóstico do paciente. O objetivo do presente estudo foi identificar o nível de conhecimento sobre o IAM da população geral. 

MÉTODOS: O Departamento de Medicina de um hospital terciário de São Paulo, em comemoração ao Dia Mundial do Coração, realizou em 28 de setembro de 2018 a "Campanha de Saúde Pública: Dia Mundial do Coração". A primeira etapa de acolhimento aos participantes envolveu a coleta de informações sociodemográficas e o questionamento sobre sinais e e sintomas do IAM, e em quanto tempo o participante procuraria o pronto atendimento (PA) após apresentar tais sintomas.

ANÁLISE ESTATÍSTICA: Os dados coletados foram tabulados e as variáveis contínuas expressas em média, e as qualitativas expressas em porcentagem.

RESULTADOS: O evento contou com a participação de 110 pessoas, sendo a média de idade entre eles de 50,9 anos, com uma prevalência de mulheres (58,3%).

Tabela 1: sintomas de um IAM relatados pelos participantes
Dor no peito, pontada/dor no coração 65%
Falta de ar 31%
Dor, formigamento, dormência, irradiação para braço 25%
Desmaio, tontura 16%
Dor no estômago, desconforto intestinal, náusea 16%
Taquicardia 8%
Dor na nuca 8%
Pressão alta ou baixa 6%
Sudorese 5%

Tabela 2: "em que momento você procuraria o PA após o aparecimento dos sintomas?"

Imediatamente 83%
Após 1h 5%
Após uma semana  3,3%
Somente se piorasse muito 8,3%

 

CONCLUSÃO: A maioria da população entrevistada corretamente procuraria o PA imediatamente. Os sintomas relacionados a desconforto torácico são os mais associados ao IAM (citados por 65% dos participantes). Entretanto, ainda há pouco conhecimento acerca dos sintomas atípicos do IAM, frequentes em idosos e mulheres. Assim, são necessárias maiores orientações dentro e fora dos serviços de saúde à população leiga direcionados aos sintomas atípicos do IAM.

Área

Pesquisa Básica

Instituições

SANTA CASA DE SÃO PAULO - Sao Paulo - Brasil

Autores

CAROLINA CORRITORI COVIELLO, Oscar Yukinobu Yamaguchi, Adilson Cordeiro Silva, Gabriel Nascimento Machado, Rafael Reis dos Santos, Luciana Gonzaga Santos Cardoso, Ronaldo Fernandes Rosa, João Eduardo Nunes Salles, Renato Jorge Alves