XVII Congresso Brasileiro de Aterosclerose

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Diretrizes cardiovasculares às comunidades brasileiras. Perfil dos participantes da experiência de web-conferências da SOCESP no Brasil

Resumo

INTRODUÇÃO: A Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) realiza cursos via web para divulgar conhecimentos sobre a medicina cardiovascular em diversos municípios do Brasil desde 2015. As conferências na Web baseiam-se em discussões de temas atuais em cardiologia e principalmente, na apresentação de diretrizes para prevenção cardiovascular, bem como na medicina baseada em evidências para melhorar a saúde cardiovascular da população.

OBJETIVO: Avaliar o perfil e o número de profissionais de saúde, as unidades de saúde e os locias de abrangência daqueles que utilizam o sistema de webconferência da SOCESP, em relação ao escopo dessas palestras nos anos de 2015-2016.

MÉTODOS: A SOCESP fez parceria com uma empresa de webconferência para construir um canal na Internet para apresentação e discussão das diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia e medicina baseada em evidências para profissionais de saúde (PS), em particular médicos e enfermeiras de atenção primária e de hospitais públicos. Os cursos foram apresentados em forma de talk-shows com apresentações expositivas e posterior interação entre os profissionais com perguntas e respostas junto aos apresentadores. No final de cada módulo, foi realizado um teste para avaliar a aprendizagem dos participantes. O número total de cursos por ano, o total de participantes e os locais frequentados foram coletados para posterior avaliação.

RESULTADOS: No total, foram realizados 13 eventos de webconferência, nove em 2015 e quatro em 2016. Um total de 3563 profissionais participaram das webconferências, dos quais 2547 profissionais no ano de 2015 e 1016 em 2016, representando uma média de 283 PS/web-conference em 2015 e 254 PS/web-conference em 2016. Os cursos foram apresentados em um único local, mas foram atendidos em todo o território nacional, em pelo menos uma cidade de cada estado brasileiro. Além disso, pode ser assistido em cidades com uma população total inferior a 30.000 habitantes (> 40% das cidades). A média de acerto do teste após as conferências na web foi superior a 72% correta, ou> 80% do número total de perguntas.

CONCLUSÕES:Nossso estudo revela que o modelo de discussão de diretrizes e medicina baseada em evidências proposta pela SOCESP por meio da Web conference possui uma grande abrangência em território nacional, especialmente nas cidades de menor população.

Área

Pesquisa Clínica

Instituições

SOCESP - SOC CARDIOL DO EST SP - Sao Paulo - Brasil

Autores

HENRIQUE ANDRADE R. FONSECA, Francisco A Fonseca, Alvaro Avezum, Maria C Izar, Ibraim M Pinto, Luciano Drager, Jose Francisco Saraiva