XVII Congresso Brasileiro de Aterosclerose

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Resposta elevada de anticorpos naturais anti-DALBpep (Degraded Apolipoprotein B peptides) esta associada a menor incidência de acidente vascular cerebral em pacientes com diabetes melitus

Resumo

INTRODUÇÃO: O diabetes melitus está associado à modulação da resposta imune, que por sua vez pode ter implicações na progressão da aterosclerose e com isso aos eventos cardiovasculares. Possivelmente, a resposta imune às alterações na partícula de LDL, especialmente a apolipoproteína B podem ter alguma contribuição a doença cerebrovascular. Porém, à esta nova proposta, não foram realizados estudos avaliando o potencial da resposta imune humoral aos eventos cerebrovasculares futuros. O objetivo do presente estudo é avaliar se a resposta imune humoral pode ser preditora de mortalidade cardiovascular em pacientes com diabetes tipo 2 em um segmento de 10 anos.

METODOS: Estudo de coorte, prospectivo com segmento de 10 anos com a inclusão aleatória de pacientes com diabetes tipo 2 de ambos os sexos. Foram realizados ensaios laboratoriais do plasma sanguíneo para avaliar as concentrações de glicose, lipidograma e proteínas totais por métodos automatizados. Foram avaliadas a resposta imune humoral natural (IgM) anti-DALBpep (ApoB-D; fragmento peptídico derivado da proteína apoB 100) por técnicas de ELISA. Foram adotados valores significantes quando valores de p ≤ 0,05.

RESULTADOS: A amostra foi composta de 321 sujeitos com idade média de 59,3 (±8,8) anos, destes 132 (41%) do gênero masculino e apresentavam uma glicemia média de 164 (±63) mg/dL. Dislipidemia era frequente em 227 (70%) pacientes, bem como hipertensão arterial em 243 (75%).  Durante o segmento foi observado um total de 21 eventos de Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI). Não foram observados na entrada do estudo diferenças entre a resposta imune humoral entre os sexos. As avaliações de sobrevida livre de eventos pelos percentis de anticorpos anti-DALB-pep IgM demonstrou que indivíduos que apresentam valores superiores ao p75 (RI>2,52) demonstraram menores taxas AVCI (Log Rank 6,34; p=0,042). Os modelos de regressão Cox revelaram que os indivíduos com títulos IgM anti-ApoB-D inferiores ao p75 apresentam maiores chances de eventos AVCI em 10 anos (HR=8,43; p=0,039) comparados aqueles com títulos elevados de anticorpos naturais.

CONCLUSÕES:Os achados preliminares deste estudo revelam que a resposta imune humoral anti-DALBpep estão associados a ocorrência de eventos cerebrovasculares isquêmicos em indivíduos com diabetes melitus.

Área

Pesquisa Clínica

Instituições

UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo - Sao Paulo - Brasil, USP - Universidade de São Paulo - Sao Paulo - Brasil

Autores

HENRIQUE ANDRADE R. FONSECA, Viviane A. Sant’Anna, Esteferson F Rodrigues, Henrique T Bianco, Francisco A Fonseca, Maria C Izar, Magnus Gidlund